segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Cuidados na Adolescência

A adolescência pode ser uma fase maravilhosa da vida. É o tempo das descobertas,do amor, das amizades, do desenvolvimento do corpo, da sexualidade e das DST's.
Além de não fumar, os exercícios físicos e um boa alimentação são as melhores coisas para você se manter saudável e prevenir doenças.
Tudo bem que teremos o mesmo fim, mas porque não vivermos bem enquanto estamos vivos? Os exercícios físicos ajudam a retardar os anos.
Cerca de trinta minutos diários de atividades físicas moderadas trazem muitos benefícios. Como caminhar, pois é uma atividade exelente e não requer nenhum equipamento especial , pode ser feita em qualquer hora e em qualquer lugar. Na nossa cidade de Concórdia, há lugares apropriados para essa pratica de esporte como o Parque de Exposições e o Estádio Municipal.
Além dos exercícios físicos, outro assunto importante na adolescência é a sexualidade.E não poderíamos deixar de aborda-la.
A sexualidade é um dos maiores mistérios nesta fase da vida, pois é a mesma impregnada de mitos, tabus, podendo assim acaretar numa desinformação total do individuo na hora de tratar desse assunto.
A gravidez não planejada na adolescência e do não uso dos métodos contraceptivos na relação sexual, terão como consequência problemas de saúde como AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis.
Com isso, os adolescentes são expostos a uma série de problemas sociais evasão escolar, casamento precoce, á marginalização e ao uso abusivo de drogas.
As mãe adolescentes são muito imaturas emocionalmente e deixam de cuidar dos bebês. É muito comum que elas apresentem quadros e gravidez e depressão.
Nessa fase, quando não ocorre a comunicação entre o jovem e o mundo adulto, que os mesmos ficam confusos, desorientados e que necessitavam de apoio pscicologico para compreender o que está passando.
A falta de informação, de conhecimento sobre o próprio corpo e o inicio precoce da atividade sexual são algumas das causas dessa que se tornou a grande preocupação dos especialistas que trabalham diretamente com os adolescentes do Brasil. A situação é tão grave que o Ministério Da Saúde esta criando projetos de prevenção em todo país.
Os jovens têm pouco acesso ás informação sobre as doenças sexualmente trasmissiveis e sobre o planejamento familiar, boa parte dos adolescentes obtêm as informação sobre sexo de colegas e amigos, cuja opiniões, na maioria das vezes, são distorcidas e baseadas em mitos e preconceitos, como por exemplo, a crença de que o uso de preservativo poderia dificultar a ereção e o desempenho sexual.
Por isso, pratique esportes, alimente-se bem, curta essa fase tão bonita de sua vida, de maneira saudável e conciente...!



Nenhum comentário: